Disposição Conceitual do Sistema Avançado de Controle
O sistema de controle da plataforma, como ilustra a figura, é o responsável por decodificar os comandos dados pelo operador e agir diretamente sobre o ‘atuador do sistema’. Por outro lado, o ‘sistema de aquisição’ faz as leituras das variáveis de soldagem e as exibe novamente ao usuário por meio da interface da plataforma.
Entretanto, a disposição conceitual do SAC, quando implementada, adquire formatos condizentes com a tecnologia disponível no mercado e de domínio da equipe do LABSOLDA. Dessa maneira, a disposição física do Sistema Avançado de Controle, conta com dois microcomputadores que se comunicam por meio de suas portas seriais, responsáveis pela interface com o usuário, aquisição de sinais e controle dos processos. O atuador do sistema é uma fonte de soldagem.
Disposição física do Sistema Avançado de Controle
A utilização de duas CPU’s para a implementação do SAC advém do fato de se necessitar de dois sistemas operacionais diferentes na atual concepção da plataforma, o Ms-Windows e o Ms-DOS. Como comentado no capítulo 2, apesar de fornecer ferramentas para tratamento de processos em tempo real altamente funcionais, o Ms-DOS não disponibiliza uma interface com o usuário versátil nos níveis de exigência do SAC. Por outro lado, o Ms-Windows, que fornece uma interface altamente intuitiva com o operador, dificulta intervenções substanciais de hardware, o que se vê extremamente necessário para o efetivo controle dos processos de soldagem.
Neste sentido, implementou-se a estrutura de controle do SAC sobre o programa “Oscilos v 3.1”, um software de aquisição de sinais de soldagem também desenvolvido no laboratório e inteiramente estruturado sobre o sistema operacional Ms-DOS. Dessa maneira, todas as lógicas de intervenção sobre a fonte de soldagem ficaram agrupadas na “CPU 2”, que faz tanto o controle dos processos de soldagem quanto a aquisição de sinais.
A interface de controle, no entanto, foi totalmente desenvolvida sobre a plataforma Ms-Windows, “CPU 1”, permitindo o rápido acesso as variáveis de cada processo, bem como, flexibilizando o desenho de formas de onda de soldagem nas diferentes modalidades, utilizando-se das ferramentas gráficas que a plataforma em questão disponibiliza.
A utilização de duas unidades de processamento, apesar de inadequado do ponto de vista funcional e até econômico, permitiu o desenvolvimento paralelo do SAC, acelerando os progressos na sua implementação, além de criar o conceito de modularidade da plataforma, ou seja, a perfeita separação entre cada vertente do sistema, controle, aquisição, interface e atuação, o que o deixa apto a se moldar a novos conceitos tecnológicos.